A pergunta que não quer calar: PARA QUE SERVE O AÇAFRÃO?
Mas, que raios que é O AÇAFRÃO?
Daonde ele vem?
Vamos lá as curiosidades do meu, do nosso querido e amado: O AÇAFRÃO!!
O AÇAFRÃO é:
1 – Uma das coisas mais antigas cultivada na humanidade. Seu cultivo é datado de mais de 3.000 anos;
2 – É conhecido como o ouro vermelho por ser uma das substâncias mais caras do mundo (em relação ao seu peso);
3 – Sua flor se chama flor de Crocus sativus Linnaeus;
4 – Existe dois tipos de açafrão > O AÇAFRÃO em Estigma – Estigma quer dizer a parte feminina da flor que recebe o pólen e tem o AÇAFRÃO em pó (mais comum, facilmente encontrado em supermercados e com preço bem acessível);
5 – Para cultivar o AÇAFRÃO, o clima deve ser extremo ou seja, no inverno muito frio e no verão quente e seco. O solo é tão importante quanto o clima – a terra deve ser seca, estar plana e não ter árvores ao redor.
6 – A Espanha é o maior produtor de AÇAFRÃO do mundo;
7 – Seu alto valor no mercado é justificado também pela dificuldade na colheita, realizada de duas maneiras. Uma delas retira-se os Estigmas com pinça, ou quando a quantidade for maior de flores, deve-se retirar com a mão, delicamente, um estigma de cada vez.
8 – A rosa das flores do AÇAFRÃO, deve permanecer o menor tempo possível na planta porque murcha rapidamente e seu aroma e sabor pode ser perdido. É por este motivo que ao amanhecer o grupo de colheita já se reune.
9 – É necessário mais de 85.000 flores de AÇAFRÃO para obter apenas um quilo de estigma de AÇAFRÃO;
10 – No Brasil, as pessoas chamam o AÇAFRÃO de cúrcuma ou gengibre amarelo, mas vamos deixar claro que este tempero não tem nada a ver com o AÇAFRÃO em Estigma, o ouro vermelho.
11 – Os Espanhóis usam o AÇAFRÃO em todo tipo de receita, das carnes ao vegetais mas, o prato mais conhecido da cozinha espanhola com este tempero dos Deuses, é a paella.
O açafrão foi usado na receita de Camarão à Hungara. Confira aqui!