All posts filed under: Peixes e Frutos do Mar

Peixe no Papelote

Peixe no Papelote

Hoje trago uma receita leve, saudável e super deliciosa de Peixe no Papelote. O peixe tilápia ou Saint Peter (é o mesmo peixe, tá gente!) tem carne branca e muito saborosa. Essa receita é prática, podemos nos manter na dieta fácil fácil! Para ficar ainda mais gostoso, usei o tempero Hondashi®. Eu amooo muito esse tempero. É feito de peixe desidratado e dá um super “up” nos pratos a base de pescados. INGREDIENTES: 6 filés de peixe “Saint Peter” (600 g) 1 sachê de HONDASHI® 2 colheres (sopa) de suco de limão 2 dentes de alho amassados 2 pitadas de pimenta-do-reino pitada de sal 6 pedaços (40 cm) de papel-manteiga 1 cenoura cortada em tiras (160 g) 1 xícara (chá) de alho-poró fatiado (80 g) 1 cebola média, em tiras (120 g) 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço, picadas 1 colher (sopa) de folhas pequenas de manjericão 3 colheres (sopa) Azeite de Oliva MODO DE FAZER: Em uma tigela, coloque o peixe e tempere-o com o HONDASHI®, o suco de limão, a pimenta-do-reino …

gratinado de bacalhau

Gratinado de Bacalhau

Ai, a páscoa! Que época mais gostosa do ano. Chocolates mil e….bacalhau. Não podia ser melhor. 😊 O gratinado de Bacalhau que trago hoje à vocês é super simples de fazer e muuuuito delicioso. Foi feito com um tempero super especial que dá um toque que não pode faltar. Aliás fica a dica aqui: Qualquer prato feito com pescados, frutos do mar, ou até mesmo carne, aves e massas ficam ainda mais saborosos com o Hondashi®. INGREDIENTES: 1/2 xícara de manteiga sem sal (100 gramas) 1 cebola grande picada 1 cenoura média ralada 400 gramas de bacalhau desfiado (demolhado e aferventado) 1/2 xícara de farinha de trigo 4 xícaras de leite 1 sachê de Hondashi® 2 colheres de sopa de salsinha picada 2 colheres de sopa de azeitonas verde picadas 4 colheres de sopa de parmesão ralado MODO DE FAZER: Em uma panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a cebola e cenoura e refogue por 5 minutos (ou até perceber que a cenoura está “al dente”). Mexendo de vez em …

falsa casquinha de salmão

Falsa Casquinha de Salmão

Gente, na crise, o negócio é improvisar. Receita barata, prática e de poucas calorias. Com sabor impressionante de casquinha de Salmão!!! INGREDIENTES: 500g de peixe cozido em lascas * (Pescada, Merluza, Polaca, Saint Peter etc..) 1 colher de sopa de manteiga (bem cheia) 1 colher de sopa de farinha (bem cheia) 1 lata de molho de tomate pronto aos pedaços 1 tomate 2 ovos ligeiramente batidos sal pimenta do reino cebolinha picada 1 clara em neve MODO DE FAZER: Bata o molho de tomate e o tomate (bem vermelho de preferência) no liquidificador. Reserve. Derreta a manteiga com a farinha. Vá acrescentando o molho de tomate aos poucos e mexendo sempre (fogo baixo) . Coloque os ovos batidos e o peixe, mexendo sempre. Cozinhe por uns 5 minutos Tempere a gosto com sal, pimenta do reino e cebolinha picada. Se gostar do tempero Dill, ou Endro como muitos chamam, fica excelente neste prato. Coloque em um refratário untado com manteiga e farinha. Bata a clara em neve e faça a decoração por cima do jeito que …

peixe no papelote com alcaparra e maionese

Filé de Peixe no Papillote

Esse peixe é um clássico aqui em casa. Sempre que faço meu marido adora! E gosto mais ainda porque para acompanhar, basta assar umas batatas que já está de bom tamanho ou uma bela salada, ou legumes com ervas. A refeição está completa! INGREDIENTES PARA O FILÉ DE PEIXE NO PAPILLOTE: 6 filés de peixe (Pescada, Merluza, Linguado, Saint Peter) 1 limão sal e pimenta do reino fio de azeite 2 colheres de sopa de mostarda 4 colheres de sopa de maionese 2 colheres de sopa de alcaparras levemente picadas (reserve algumas inteiras para finalizar o peixe). 1 dente de alho espremido MODO DE FAZER: Tempere os filés com o suco do limão, sal (não muito porque a alcaparra é bem salgada), pimenta do reino e um fio de azeite. Reserve. Em uma tigela misture a maionese, a mostarda, o alho e as alcaparras. Corte um retângulo de papel alumínio. Coloque um pouco do molho de alcaparras e por cima um filé de peixe. Cubra com o molho de alcaparra. Para finalizar coloque duas ou três …

risoto de camarão

Risoto de Camarão

  Os holofotes hoje vão para o RISOTO DE CAMARÃO! Amo!!!! Amo! Amo esse RISOTO DE CAMARÃO! Minha mãe faz desde que me conheço por gente. Ingredientes: 400 gramas de camarão cinza limpo 2 colheres de azeite 1/2 Cebola picada 2 dentes de alho picado 1 sachê de caldo de camarão  2 tomates picados 1 lata pequena de extrato de tomate (130g) 2 xícaras de arroz cozido  1/2 xícara cheiro verde  2 ovos cozidos fatiados  150 gramas de mussarela fatiada  sal e pimenta a gosto Modo de Fazer o RISOTO DE CAMARÃO: Com no mínimo 30 minutos de antecedência tempere o camarão com: um fio de azeite, sal, pimenta do reino e suco de 1 limão. Reserve na geladeira. Aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho. Coloque o camarão e o caldo de camarão. Adicione os 2 tomates picados, mais o extrato de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra com água. Deixe fervendo em fogo médio por 6 minutos. Desligue o fogo. Adicione o arroz cozido e o cheiro verde. Coloque em um refratário. Sobreponha …

Bacalhau de Forno

BACALHAU DE FORNO não pode faltar na Páscoa. É aquela tradição em família que tem um gostinho todo especial para mim. Eu gosto tantoooooo!!! É família! É Páscoa! É bacalhau!!!! 🙂 Abafa o caso, mas é o dia que eu tiro a barriga da miséria. 😛 Bem, confissões a parte, vamos à receita de Páscoa, que podíamos muito bem fazer pelo menos uma vem ao mês, né? RECEITA DE BACALHAU DE FORNO 500 g de Bacalhau dessalgado, aferventado e cortado em lascas 1 Cebola média cortada em rodelas 2 Batatas médias cozidas e cortadas em rodelas (400 g) 1 Pimentão amarelo médio cortado em rodelas 2 Tomates maduros grandes, em rodelas Meia xícara (chá) de azeitonas verdes, sem caroço (50 g) 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 Sachê de Tempero SAZÓN® Toque de Limão 2 Ovos cozidos e cortados em rodelas Modo de fazer o BACALHAU DE FORNO: Em um refratário grande e untado, coloque a cebola, a batata, o bacalhau, o pimentão, o tomate e a azeitona, em camadas. Regue com o azeite, previamente misturado …

Torradinhas de anchova

Torradinhas de anchova – Petisco fácil e surpreendente

Pessoal, essas TORRADINHAS DE ANCHOVA eu vi de um chef famoso inglês chamado Simon Hopkinson. É tão simples que fiquei na dúvida se era tão bom mesmo. Mas, valhame Dios!!! Que sabor é esse??? Realmente surpreendente!! É uma explosão na boca, de sabor, de crocância, de picância…. só provando mesmo as TORRADINHAS DE ANCHOVA  para saber do que estou falando. Ingredientes: 3 fatias de pão de forma sem casca 6 FILÉS DE ANCHOVA fio de azeite pimenta caiena Modo de fazer: Com auxílio de um pincel passe nas fatias de pão de forma um bom azeite. Na frigideira aquecida, doure as fatias dos 2 lados. Em cada fatia de pão, distribua 3 FILÉS DE ANCHOVA (dê preferência aos gringos europeus são mais tooops). Polvilhe pimenta caiena e corte os retângulos. Para beber, vá de Espumante brut ou demi-sec . Outra ótima opção é vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro do tipo Sauvignon Blanc harmoniza perfeitamente com as TORRADINHAS DE ANCHOVA.  

Camarão à Húngara

Receita de Camarão à Húngara – Restaurante Rufino’s SP

Essa RECEITA DE CAMARÃO À HÚNGARA é servida no restaurante Rufino’s no litoral de SP, e garanto: este prato é DE-LI-CI-O-SO! Não se preocupe, é uma receita super fácil de fazer – feita com ingredientes básicos, que são facilmente encontrados em supermercados ou mercadinhos de bairro. Tenho certeza que você vai impressionar à todos que provarem essa maravilha dos mares. Mas, porque se chama RECEITA DE CAMARÃO À HÚNGARA?? A batata e a páprica são ingredientes muito presente nos pratos dos húngaros. Essa RECEITA DE CAMARÃO À HÚNGARA vem de diretamente de lá, de lá da Europa Central. Vamos ao que interessa? Você vai precisar de: 500 gramas de camarão rosa ou cinza (do tamanho médio para grande fica mais gostoso, lóoogico) – deve ser limpo e sem casca 400 gramas de batata asterix   400 ml de creme de leite fresco (se não tiver, não encane, use o de lata ou caixinha mesmo e vá ser feliz 🙂 ) 2 dentes de alho picado 1 colher de sopa de farinha de trigo 2 colheres de sopa de páprica doce (se preferir ponha mais) 1 …

grilled salmon defumado

Experiência digna de um Oscar: Festival Cultural de Cinema Gastronômico

Neste fim de semana que passou, fui conhecer o festival de cinema gastronômico. É a segunda edição do Cook for The Future, um evento com cunho social para arrecadar fundos com a finalidade de formar novos alunos de baixa renda em gastronomia. A renda é destinada ao GASTROMOTIVA – um projeto social que surgiu com a missão de desenvolver jovens e comunidades, incluindo-os socialmente através do trabalho com a gastronomia. https://gastromotiva.org/a-gastromotiva/ O festival trouxe ao público a oportunidade de assistir filmes com temas de gastronomia, desfrutando de comidinhas assinadas por chefs de restaurantes renomados como: O Rodrigo Oliveiro do Mocotó, do Aconchego Carioca, Ici Brasserie, Sushi Bol e outros. Entre os filmes exibidos estavam na lista: Julie & Julia, Estômago, A festa de Babette e outros sempre com o tema gastronomia. Confesso que não esperava muito do evento, mas para minha alegria me surpreendi. O evento aconteceu nas salas de cinema do shopping JK em SP. Os ingressos foram vendidos pelo site: https://foodpass.com.br/ Para quem não conhece este site vende ingressos para experiências gastronômicas. Já ouviu falar …