All posts filed under: Papo na Cozinha

bolo de cenoura super fácil

Os benefícios da cenoura: aliada da saúde e beleza

A cenoura é um dos alimentos mais completos que existem, além de ser versátil e muito saudável. As possibilidades de consumo são infindáveis, desde ralada na salada até na receita de um bolo de cenoura fofinho – clique aqui para a receita. A cenoura se enquadra em pratos tanto salgados como doces, e pode ser consumida crua, cozida e até batida em forma de suco. Portanto, esse é um alimento que deve ser incluído em nossa dieta diária, especialmente no verão, pois além dos benefícios para a saúde, a cenoura ainda possui nutrientes que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol, turbina o bronze e faz bem para unha e cabelos. Já coloque esse item na sua lista de mercado e não tenha medo de abusar dele! Visão Muito se ouve falar que cenoura faz bem para os olhos, e isso não é apenas um mito popular. Esse alimento é convertido em vitamina A no nosso organismo, também conhecida como retinol, que colabora para a saúde ocular. Prevenção de infecções A vitamina …

5 dicas úteis de chefs de cozinha

Você realmente precisa saber dessas dicas! Gente, minha vida mudou depois que comecei a usá-las! 1 – Como cortar pimentão facilmente? Coloque-o de pé e corte as laterais sem pegar na semente. Prontinho! As sementes ficam isoladas! 2 – Como tirar mais suco do limão com menos esforço? Role-o e aperte bem. Coloque-0 no micro-ondas por 20 segundos. Corte e esprema. Sai muito mais fácil o suco. 3 – Como não desperdiçar suas ervas aromáticas? Lave. Coloque em um papel toalha e leve ao freezer. Aberto mesmo. Sempre que necessitar usar, retire e use. Volte ao freezer. Mantém por 2 meses o aroma e perfume. 4 – Como amadurecer frutas rapidamente? Coloque em um saco de papel (tipo os de pão). Junto com bananas, elas aceleram o amadurecimento. Feche e coloque em local escuro. 5 – Como fazer as bolhas do espumante voltarem após aberta? Coloque 2 uvas passas e como num passe de mágica as bolhas voltam a se formar. *Ps: Garrafa aberta até de um dia para o outro. Gostaram? Eu achei o máximo! …

Hambúrguer recheado de Cheddar

Hambúrguer recheado com Cheddar

Ah esses utensílios que deixam nossa comida ainda mais gostosa… Esse hambúrgaço é de comer babando! INGREDIENTES: 200 gramas de carne moída de sua preferência (picanha, patinho, fraldinha, alcatra) 3 colheres de sopa de queijo cheddar * 5 mini cebolas (do tipo aperitivo) 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sobremesa de molho shoyu 1/4 de xícara de açúcar (para os que gostam menos doce, coloque menos açúcar 😜) sal pimenta do reino pão de hambúrguer bacon frito ** alface *O cheddar para ficar em creme, eu fiz da seguinte maneira: Coloquei na panela um pacote de queijo tipo cheddar para sanduíche com 2 colheres de creme de  leite. Deixei em fogo baixo até derreter bem. Mexendo sempre, tá? ** O bacon, eu fiz no micro-ondas. É super prático e não precisa de óleo e nem sujar panela. Basta colocar as fatias sobre 2 folhas de papel toalha. Por cima e por baixo e levar ao micro de 4 a 5 minutos. Prontinho! Crocantes e sequinhos! MODO DE PREPARO: Coloque 2/3 da carne no …

7 itensílios criativos

7 Utensílios Criativos que não Podem Faltar na sua Cozinha

Amo cozinhar. Acho que todos sabem disso. Mas não tem coisa que mais me irrita como: faca cega, tábua de cortar bamba, demorar horas e horas para fazer algo simples, blá, blá, blá. Acho uma perda de tempo tremenda. Selecionei 7 utensílios que mudou minha vida na cozinha. Espero que te ajude também! 😃 1- Debulhador de Milho Quando fui fazer a receita do Bolo Pamonha, me dei conta de quanto é chato ficar cortando com a faca o milho. Verde ou cozido, é um saco! E milho em espiga é bem mais gostoso, né? Como em casa todos nós amamos milho, de qualquer forma. Mesmo que seja só com manteiga, sal e cheiro verde. Achei o máximo esse apetrecho! Funciona super bem! Comprei aqui: http://bit.ly/debucmilho 2- Descascador de Alho Esse não preciso dizer nada, né?. 😖 O cheirão de alho já diz  tudo e eta casca chatinha de sair! Basta cortar as pontas do alho, por dentro do descascador de silicone e esfregar com as mãos. Pode ser assim no ar, como na imagem acima, ou em uma …

7 truques incríveis de cozinha

7 Truques Incríveis de Cozinha

Esses truques vão facilitar sua vida de tal maneira que nunca mais deixará de fazê-los!!! 1 –  Diga adeus às lágrimas Coloque a cebola no congelador de 10 a 15 minutos antes de cortar.  Isso faz com que a enzima liberada normalmente que nos faz chorar, também seja congelada, dando tempo para que nossas lágrimas não caiam. 2 – Como amadurecer abacate rapidamente É incrível!!! É só eu ficar com vontade de comer guacamole que nunca encontro abacate maduro. E ai é uma lástima, porque o abacate verde é o fim da picada!!! Amarra na boca e é super amargo. Uóó! 😩 Para acelerar o amadurecimento do abacate, basta colocá-lo dentro de um saco de papel pardo (desses de pão, sabe?), junto com bananas maduras. A banana libera o gás etileno que acelera o amadurecimento das frutas. Pode fazer com outras fruta também!!! 🙀 3 – Como despelar tomate facilmente Faça um “x” com a faca nas duas extremidades do tomate. Coloque-os em uma panela com água fervente por 1 – 2 minutos, ou até perceber …

Sorvete fogaça

Sorvete de Paçoca com Brigadeiro e Crocante de Castanha do Pará

Para tudo que ele vai passar, lá vem ele: O SORVETE DE PAÇOCA COM BRIGADEIRO E CROCANTE DE CASTANHA DO PARÁ. Faz um tempinho fui no restaurante Sal Gastronomia, do chef Henrique Fogaça e provei a sobremesa Brigadeiro com castanha do Pará, sorvete de paçoca. Me apaixonei e fiquei com ela na cabeça. Agora com a nova temporada do Materchef, lembrei dela e minhas lombrigas ficaram aguçadinhas, aguçadinhas! Minha inspiração de hoje, vem dele, do Fogaça! Espero que gostem. Para o meu paladar, O SORVETE DE PAÇOCA COM BRIGADEIRO E CROCANTE DE CASTANHA DO PARÁ ficou beeeeem parecido  com o original. Ingredientes Sorvete de Paçoca: 250g de creme de leite fresco gelado 1/2 lata de leite condensado gelado (200g) 6 paçocas de rolha Modo de fazer o sorvete: Bata na batedeira o creme de leite por 2 minutos até chegar no ponto de chantilly. Acrescente o leite moça e bate em velocidade reduzida. Esfarele as paçocas e mexa com a colher. Leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Ingredientes Brigadeiro: 1 lata de leite condensado 2 colheres de …

potinhos

Receita de Guacamole

Sou apaixonada por comida mexicana! Então para hoje teremos RECEITA DE GUACAMOLE! O Guacamole é uma comida típica mexicana. Na minha ida ao México, quase em todos os lugares que íamos, (dos populares), lá estava ela fazendo seu lindo papel de nos satisfazer com muuuito sabor. Gente, vai muito bem com nachos, ou para facilitar a vida, vá de salgadinho Doritos mesmo. A RECEITA DE GUACAMOLE é um ótimo petisco para comer com amigos. É bem fácil de fazer, e o bom que é bem saudável. O único pecado aqui é o salgadinho, mas tá beleza, somos filhos de Deus, né? RECEITA DE GUACAMOLE: 1 abacate maduro 1/2 cebola picadinha (de preferência roxa, mais saborosa e menos ardida) suco de 1/2 limão 1 xícara de coentro bem picadinho (opcional) 2 tomates pequenos maduros picadinhos pitada de sal pimenta dedo de moça picadinha (opcional) Modo de fazer RECEITA DE GUACAMOLE: Com uma colher retire a polpa do abacate e coloque em uma tigela. Amasse com um garfo. Coloque todos os ingredientes e mexa para que os sabores se misturem. …

batata asterix

Batata Asterix ou Rosada

Amamos a BATATA ASTERIX/ROSADA  porque tem menos água e mais amido. E sendo assim é perfeita para fazer batata frita, purê de batatas, nhoque e outros pratos que com batata com muita água perdemos sabor, consistência. Se puder, dê sempre preferência à BATATA ASTERIX/ROSADA  em seus pratos, caso não encontre, use a batata não lavada. Porque a batata não lavada será menos aguada também Dica: Épocas de muita chuva, a batata tem a tendência de ficar mais aguada e sem gosto do que as outras épocas do ano. Fique ligado! Mais um motivo para usar a BATATA ASTERIX/ROSADA em seus pratos. Batata e bacalhau, tudo a ver!  (adorei esse artigo do Caderno Paladar do Jornal Estadão)  

Pimenta Caiena e seus benefícios - aonde usar na cozinha

Pimenta Caiena

A PIMENTA CAIENA ou CAYENNE foi descoberta na Guiana Francesa. Mas para mim foi : A descoberta do ano !!! Conheci a também chamada de “pimenta de cheiro” quando me deparei com esse fácil petisco que postei há alguns meses atrás e de lá para cá meu potinho da PIMENTA CAIENA vem esvaziando consideradamente. Tem como principal característica a limpeza e desintoxicação do organismo. (HUHUHU, nós mulheres agradecemos!!!) Possui outras várias propriedades medicinais. Entre elas: Prevenção de câncer, vitaminas A, B, C, E e K, anti irritante (eu não preciso disso, você precisa??? 🙁 ), depressões, antioxidante e outros muuuitos benefícios. É sério, uma lista gigante! Mas, deixei o melhor para o final. thcharãmmmm…….. A PIMENTA CAIENA tem o poder de te fazer emagrecer!!! Sim! Os pimentões vermelhos (a basa da PIMENTA CAIENA) contêm substâncias que aumentam, significativamente, a termogénese (produção de calor) e o consumo de oxigênio durante mais de 20 minutos após o seu consumo. Veja aqui receita Detox de suco emagrecedor. E mais! Sabor, picância e aroma são características chave da minha queridinha da vez. Na culinária é possível …

Foto do Bolinho de Risoto do Jamie Oliver

Bolinho de Risoto do Jamie Oliver (Arancini)

Quando provei o BOLINHO DE RISOTO do Jamie Oliver (Arancini como é chamado na Itália), em instantes cai na graça dele. O BOLINHO DE RISOTO é o nosso e velho conhecido bolinho de arroz, mas com uma toque de sofisticação. Me inspirei e foi correndo às panelas. Aqui está minha alquimia, – e sinceramente, achei que ficou igualzinho ao o original. Pode parecer que tem muito ingrediente nessa receita de BOLINHO DE RISOTO do Jamie Oliver mas a grande maioria deles temos frequentemente em casa.  Ingredientes: 2 xícaras de chá de arroz para risoto (arbóreo ou Carnaroli) 1/2 cebola picada 1 dente de alho picado 3 colheres de sopa de manteiga fio de azeite 1 taça de vinho branco 1 litro de água fervente 1 tablete de caldo de carne 2 tomates sem pele e picadinho queijo parmesão ralado sal e pimenta do reino a gosto ovo farinha de rosca 2 xícaras de mussarela cortada em cubos óleo para fritar Preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga com um fio de azeite. Frite o alho, a …