Blog, Dia a dia, Receitas
Leave a comment

Dicas de Alimentação para o Verão

receitas leve para o verão

Verão é sinônimo de praia, piscina e passeios ao ar livre, mas isso também significa cuidados redobrados com o sol e calor. No entanto, não devemos focar apenas no protetor solar e óculos de sol, pois uma alimentação correta também colabora para amenizar as consequências do sol em nosso organismo e pele.

Tanto para combater os agentes que aceleram o envelhecimento precoce, como para turbinar o bronze, ou ainda para evitar que você fique desidratado ou indisposto, escolher os alimentos certos para colocar em seu prato nessa estação fará toda a diferença! E para ajudar nessa tarefa, listamos aqui alguns ingredientes que não podem faltar na sua dieta esse verão.

Peixes: ricos em ômega 3, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, isto é, combatem os radicais livres gerados pela exposição ao sol. Por isso, abuse sem medo da sardinha, atum, salmão e anchovas. Além de consumir o peixe em posta, seja crua ou grelhada, invista em receitas diferentes como um cuscuz de sardinha geladinho.

Betacaroteno: a aposta aqui é em todos os tons alaranjados, principalmente os mais intensos. Esse pigmento encontrado na cenoura, laranja, damasco, abóbora, mamão, batata doce e até na beterraba, é um poderoso antioxidante e aumenta a imunidade, melhora a elasticidade da pele, fortalece unhas e cabelo e ainda favorece o bronzeado! Junte algumas dessas frutas e vegetais e faça sucos naturais deliciosos.

suco de cenoura dicas de alimentação no verão

 

Chá verde gelado: é de conhecimento geral que devemos nos manter sempre hidratados no verão, pois perdemos muita água. E para repor esse líquido no organismo nada melhor que se esbaldar de bebidas naturais, como o chá verde, que além de acelerar o metabolismo, reduzir a pressão sanguínea e colesterol ruim, também ajuda a amenizar os efeitos nocivos do sol sobre a pele. Misture o chá com hortelã, limão e gengibre, mas evite adicionar açúcar – se quiser adoce com um pouquinho de mel.

Alimentos integrais: troque as farinhas refinadas pelas integrais, ricas em fibras, as quais colaboram para uma melhor digestão, melhorando o funcionamento do intestino e evitando aquela sensação de “peso”. As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além dos cereais integrais (pães, aveia, farelo de trigo), outros alimentos que contêm fibras e devem ser incluídos na próxima lista de mercado são: maçã, pera, morango, amora, framboesa, cebola, alho, milho, couve de Bruxelas, alcachofra, brócolis, lentilha, feijão e ervilhas.

receitas leves para o verão, light, diet, detox, low carb

 

Cacau: para a alegria de todos esse item pode ser consumido no verão! O cacau possui substâncias antioxidantes que ajudam a proteger nossa pele contra os raios UV do sol, prevenindo assim queimaduras, manchas e melanoma. Mas cuidado, não pense que abusar do chocolate ao leite irá trazer resultados, você deve focar naqueles com alto teor de cacau, como os meio amargos ou os com 70-99% cacau.

Esse verão invista em uma alimentação leve, rica em vitaminas e minerais. Coma muitas frutas e vegetais, faça pratos bem coloridos e balanceados e beba muitos sucos naturais, chás e, principalmente, água. Troque aquela feijoada bem pesada por uma receita que caia melhor no organismo, como um cuscuz de sardinha ou uma saladinha leve. Assim poderá curtir tudo de melhor que essa estação tem a oferecer, com saúde, disposição e ainda mantendo a forma!

Beijos e ótimo verão à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *