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Os benefícios da cenoura: aliada da saúde e beleza

bolo de cenoura super fácil

A cenoura é um dos alimentos mais completos que existem, além de ser versátil e muito saudável. As possibilidades de consumo são infindáveis, desde ralada na salada até na receita de um bolo de cenoura fofinho – clique aqui para a receita. A cenoura se enquadra em pratos tanto salgados como doces, e pode ser consumida crua, cozida e até batida em forma de suco.

Portanto, esse é um alimento que deve ser incluído em nossa dieta diária, especialmente no verão, pois além dos benefícios para a saúde, a cenoura ainda possui nutrientes que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol, turbina o bronze e faz bem para unha e cabelos. Já coloque esse item na sua lista de mercado e não tenha medo de abusar dele!

Visão

Muito se ouve falar que cenoura faz bem para os olhos, e isso não é apenas um mito popular. Esse alimento é convertido em vitamina A no nosso organismo, também conhecida como retinol, que colabora para a saúde ocular.

Prevenção de infecções

A vitamina A ainda é responsável por estimular o sistema imunológico, pois tem um papel importante no desenvolvimento dos linfócitos, os famosos glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do nosso organismo, diminuindo assim o risco de se contrair infecções.

Prevenção de doenças cardiovasculares

As substâncias presentes na cenoura, como o betacaroteno, alfacaroteno e licopeno ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim – o LDL – do organismo, diminuindo assim o risco de entupimento de artérias e doenças do coração. O potássio também presente nesse vegetal contribui no controle da pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação.

Anti-idade

A cenoura é rica em betacaroteno, substância antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Sendo assim, retarda o aparecimento de rugas e melhora o aspecto da pele.

Benefícios da cenoura para o organismo

Digestão

A cenoura possui uma quantidade enorme de fibras, as quais auxiliam no processo digestório, fazendo o intestino trabalhar melhor e colaborando para que esteja sempre regulado.

Manutenção do peso

A cenoura é um alimento de baixo valor calórico, cada 100 gramas possui cerca de 40 kcal, além de ter uma quantidade menor de carboidratos se comparada com outros vegetais, então pode comer sem culpa!

Bronzeado

O betacaroteno favorece a produção de melanina, substância responsável por proteger a nossa pele dos raios solares e por conferir aquela cor de verão. Por isso, se pensa em ficar bem morena nesta estação, aposte em alimentos cor de laranja como a cenoura!

Fortalecimento de unhas e cabelo

Para completar, as substâncias e nutrientes presentes na cenoura ainda hidratam os cabelos e estimulam o crescimento das unhas, deixando-as mais fortes e resistentes.

Para aproveitar dos benefícios da cenoura recomenda-se a ingestão de 100 gramas diárias, seja crua, em palitinhos, cozida no vapor, em forma de suco ou até em forma de um delicioso bolo de cenoura fofinho – vale incluir esse ingrediente em qualquer receita ou refeição!

🙂

1 Comment

  1. Oiiieeee
    Ameiii as dicas. Meus parabéns! Esclareceu algumas duvidas que tinha rs Muito obrigada! Vou continuar acompanhando por aqui.

Vou adorar saber a sua opinião. Deixe um comentário :)