Blog, Dia a dia, Grandes Chefs
comment 1

Cursos na Chocolate Academy SP 2016

Praliné de limão com chocolate Callebaut

CURSOS NA CHOCOLATE ACADEMY SP 2016

Tá ai uma coisa que eu curto, curso!!! É sério! Já fiz vários! De design de interiores, de brigadeiros, pão de hambúrguer, de tudo que pode imaginar. Eu amo me aperfeiçoar. Falou em curso, me animo toda!

Cursos de chocolate na Chocolate Academy SP Calendário 2016

Cursos de chocolate na Chocolate Academy SP Calendário 2016

Fui convidada pelo pessoal da CHOCOLATE NA ACADEMY SP, para conhecer a sede deles em São Paulo. Tive um dia super agradável!

Conheci um pouquinho mais sobre a história dessa matéria-prima que tanto encanta a nós humanos (e animais). Conheci a infra-estrutura deles (Gente!!! Babei!!!) De primeiro mundo! Ah, lógico eu não apresentei, eles são do 1º mundo.

Apresentando: A CHOCOLATE NA ACADEMY SP

CHOCOLATE NA ACADEMY é uma escola especializada na arte do chocolate gourmet, está presente em outros 19 países onde a marca belga Callebaut atua. A unidade brasileira ocupa praticamente um andar inteiro da sede Barry Callebaut na avenida Paulista, em uma estrutura de 473 m², composta por uma cozinha profissional de ponta, com bancadas de mármore para temperagem do chocolate, além de todo o equipamento e utensílios presentes nas melhores escolas internacionais. As turmas práticas têm, no máximo, 12 alunos. Já as teóricas podem ter até 32 participantes. O espaço oferece também um auditório, vestiário e um café, onde são servidas refeições para os alunos que participarem de cursos intensivos.

O Grupo

Chocolate belga calleubaut cursos 2016

A Barry Callebaut produz cacau e chocolate a mais de 150 anos.

A Barry Callebaut produz cacau e chocolate a mais de 150 anos.

Sicao - chocolates e cobertura produzidos no Brasil

Sicao – chocolates e cobertura produzidos no Brasil

Hoje, o grupo é o líder mundial no fornecimento de cacau de alta qualidade e produtos de chocolate. Tem uma rede global com unidades de produção na Europa, África, América do Norte e Latina e Ásia/Pacífico.

Os cursos para 2016

Os cursos são ministrados por chefs internacionais e brasileiros premiados. No primeiro trimestre, aulas com o tema Páscoa serão ministradas para o público final, além das disputadas classes com o chef Bertrand Busquet que desvendam técnicas e utilizações do chocolate na confeitaria voltada para profissionais e iniciados no manuseio do chocolate.

chef Bertrand Busquet ministrando uma aula para os ganhadores do concurso concurso de receitas de confeitaria promovido pela Callebaut

Chef Bertrand Busquet ministrando uma aula para os ganhadores do concurso concurso de receitas de confeitaria promovido pela Callebaut

Cursos de Páscoa

22 fevereiro – A cake designer Mika Sakihama abre o calendário com o tema “Bolo Fudge em formato de Ovo de Páscoa”.

23 a 25 fevereiro- chef Abner Ivan dá uma “Introdução à Escultura de Chocolate”.

01 março- o pâtissier Caio Correa divide com os alunos dois designs exclusivos de ovos de Páscoa.

Fundamentos do Chocolate

O chef francês Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy São Paulo, vai ministrar três dos cursos mais concorridos da academia: “Descobrindo o Chocolate”, “Chocolate Além do Básico” e “Expertise em Chocolate”. Entre abordagens teóricas, técnicas e práticas, o chef pâtissier (salve, salve simpatia!!!) ensinará desde como pré-cristalizar o chocolate até a arte da pintura com manteiga de cacau para decorações de receitas – tudo feito com chocolate belga Callebaut

Datas: 16 a 18 fevereiro / 15 a 17 março / 05 a 7 abril / 3 a 5 maio / 14 a 16 junho, entre outras datas.

Chef chocolatier Bertrand Busquet

Chef chocolatier Bertrand Busquet

Internacionais

02 e 03 março – A CHOCOLATE NA ACADEMY SP traz ao Brasil professores estrangeiros que vêm a São Paulo pela primeira vez e também instrutores que receberam pedidos de alunos para voltar. Para desvendar os segredos da confeitaria francesa, pelo segundo ano consecutivo, o especialista em panificação Jaques Paulin ensina Viennoiseries & Chocolates

27 e 28 setembro – Jaques Paulin ensina Viennoiseries de Natal

12 a 14 abril – O renomado chef Philippe Marand estreia entre os professores da unidade brasileira com o curso Montagens em Chocolate, que aborda técnicas para a criação de peças decoradas e estatuetas de chocolates.

22 a 24 agosto – O frânces Mathieu Barriquault já virou tradição por aqui, com o tema Tecnologia dos Recheios I e II

29 e 30 agosto – Introdução a Tecnologia da Confiserie – Com conhecimento especializado nos temas,  apresentara as técnicas para garantir a qualidade de uma ganache, receita clássica com chocolates,  e dicas de processos e técnicas para otimizar a conservação. No segundo tópico, aborda a utilização de pectinas e outros agentes gelificantes para  patê de fruta e caramelos. Por sua vez, o mexicano Luis Robledo, diretor da Chocolate Academy da Cidade do México e eleito duas vezes Chocolate Master de seu país, trará variedades de receitas para modernas criações com chocolate nas aulas de Confeitaria e Chocolatria Moderna, pela primeira vez por aqui.

Callebaut Verrine

Callebaut Verrine

6 a 8 dezembro – O francês radicado no Rio de Janeiro e embaixador da Callebaut Dominique Guerin apresenta sobremesas especiais com muito chocolate. Sob o tema Confeitaria Clássica. Ensinará técnicas e receitas que podem compor uma vitrine charmosa no melhor estilo francês. 

Toque brasileiro

Caio Correa  – 26 e 27 abril – variedade de cores e recheios para os clássicos “Macarons”.

Renata Arassiro (chef e embaixadora da Callebaut) – 17 a 19 maio – Desvendando os segredos dos seus premiados bombons, mostra o melhor chocolate belga combinado a ingredientes tipicamente brasileiros, como frutas, ervas e cachaça no curso “A Chocolataria Brasileira”.

Renata Arassiro - CHOCOLATE ACADEMY SP

Renata Arassiro – CHOCOLATE ACADEMY SP

12 a 14 julho – Arnor Porto estará no comando, com o já tradicional curso “Sobremesas de Luxo” .

Mousse de chocolate feito por um dos professores da Academy Chocolate SP (Arnor Porto)

Mousse de chocolate por Arnor Porto

20 e 21 setembro – Abner Ivan comprova a versatilidade das “Verrines”.

8 a 10 novembro – O Natal começa em novembro na escola, com a chef Amanda Lopes contando seus segredos para bolos e tortas em “Sobremesas especiais para o Natal”.

30 nov a 01 dez – Caio Correa encerra sua participação do ano na academia ministrando o curso de “Entremet e Bûche de Natal”, focado em técnicas de preparo e  decorações natalinas cheias de detalhes e glaçagens variadas.

Para quem tá começando agora 

Calma, você é uma mero (a) apreciador, saboreador de chocolate e quer conhecer um pouco mais sobre os principais ingredientes e técnicas básicas do chocolate? Se aperfeiçoar um pouco mais? Saber temperar, manusear?

Como temperar chocolate?

CHOCOLATE NA ACADEMY SP foi feita também para você!  É possível se inscrever nas aulas destinadas a principiantes no auditório da CHOCOLATE NA ACADEMY SP. Com duração de três horas, as demonstrações custam apenas R$ 90 e abordam temas como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Éclair, Bolos e Cupcakes.

Camila Masullo e chef chocolatier Bertrand Busquet

Eu e o chef chocolatier Bertrand Busquet

 

 

1 Comment

  1. Shyrley says

    Desejo participar de um curso de chocolatier, aulas de principiantes. Como faço p me inscrever? Aguardo.

Vou adorar saber a sua opinião. Deixe um comentário :)