Blog, Bolos, Dia a dia
comments 11

13 Dicas para o Bolo Perfeito!!

dicas infalíves para o bolo ficar fofo

Faz tempo que quero escrever esse post.

Sempre que faço receita de bolo, recebo muitas perguntas dos seguidores e relatos do tipo:

– Meu bolo solou!!

– Meu não fica tão fofo!! e por ai vai…

Acho que depois de ler esse post, muita coisa pode mudar na sua vida na cozinha! 😉

Desde pequeninha, cresci vendo minha mãe fazer bolos nos aniversários e festejos daqui de casa.

O que temos que ter muito claro é, qualidade é tudo na cozinha! Faz toda a diferença. O sabor, textura, maciez tudo interfere quando o produto é de qualidade. Então o chavão: O barato sai caro! É super pertinente na culinária! 🙂 Esse é um deles, vamos ver os outros. 😀

Quebre um ovo de cada vez na hora de fazer o bolo

Dê preferência aos ovos grandes!

Dicas infalíveis para assar o bolo perfeito:

  1. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Ovos, leite, manteiga.
  2. Antes de começar a produzir o bolo, faça o “mise en place”(termo em francês que consiste na etapa inicial do preparo. Melhor dizendo, separar todos os ingredientes, medidos, incluindo os utensílios). Dessa maneira, se faltar algum ingrediente, não corre o risco de ter que sair correndo para um supermercado no meio da execução de um bolo. O que seria um verdadeiro desastre! 😛
  3. Certifique-se das medidas! Se a receita falar em gramas, melhor ainda. Vale a pena investir na compra de uma balancinha. Hoje em dia uma dessas nas lojas de R$ 1,99 custam super baratas. Se for copo, qual copo? americano (200ml) ou do tipo de requeijão de 250ml?
  4. Peneire todos os ingredientes secos antes. Se der, faça isso 2 vezes.  Isso deixará os ingredientes secos, mais leve, aerado. A farinha absorve umidade, dessa forma, pode criar grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolvê-los.
  5. Preaqueça o forno e unte a forma antes de começar o preparo do bolo > O bolo não deve nunca ir no forno frio. Outro fato: deve ser colocado logo para assar, porque senão o fermento começará a agir. A temperatura do forno, normalmente é de 180ºC, a não ser que a receita mencione outra. Forno muito baixo, ou muito quente o bolo fica murchinho, murchinho.
  6. O fermento em pó deve ser guardado em local seco e arejado. Não deve ser guardado na geladeira. E deve ser colocado no final do preparo. Evite mexer muito, sempre de leve.
  7. Ovos!!! Dê preferência aos grandes, ou chamados tamanho Extra, Jumbo. Faz toda a diferença no bolo. Os ovos servem para estruturar o bolo, dar leveza e liga aos ingredientes. Um bolo sem ovos, fica liguento, sabe? Ah, (IMPORTANTE!) quebre um ovo de cada vez, e ponha um de cada vez na tigela. Se porventura um ovo estiver podre, você não perde todos os demais ingredientes.
  8. Não abra o forno nos primeiros 20 minutos. Se abrir, o calor vai se dissipar e o choque de temperatura deixará o bolo murcho, embatumado. Isso é crucial para o bolo!
  9. Bater a massa de leve > A de bolo com claras, deve ser batida bem leve para ficar aerada. Caso contrário, perderá sua leveza.
  10. Tamanho da forma > outro dia li isso e gostei d+! Tamanho da forma é que nem jeans! Tem que ser certinho! 🙂 Não preciso falar mais nada, né?
  11. Teste do palitinho pode? Não! 🙁 Pois é. Eu também só soube recentemente. É o seguinte, se espeta o palito, o gás de dentro da massa sai e o bolo afunda. O que deve fazer é com a ponta do dedos pressionar de leve o bolo, se o bolo voltar ao tamanho original de antes de espetar, está assado. Quando o bolo está cru, o dedo ficará com resquícios de bolo e ficará levemente afundado.
  12. Evite choques de temperatura. Não tire o bolo repentinamente do forno. Vou explicar: Desligou o forno, seu bolo está lindo! Não tire ele de vez de lá de dentro. Desligue o forno, deixe o forno aberto e o bolo uns minutinhos lá dentro. Se o bolo sofrer com a queda de temperatura (principalmente no inverno), o bolo pode murchar. Bancadas frias são o terror dos bolos!!! 😛
  13. Lembre-se: Cada forno é um forno! Depende de fabricante, de ajustes. Se a receita fala 40 minutos, não fique preso a isso! Fique de olho no seu bolo. 😉

Por enquanto é isso, se lembrar de outras dicas ou for descobrindo conforme minhas aventuras na cozinha vou adicionando aqui no blog.

A farinha pode ficar úmida, o que pode empelotar o bolo

Peneire os ingredientes secos

 

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

Beijinho.

Camila Masullo

 

 

11 Comments

  1. Imagine quando for fazer várias assadeiras você desligar o forno e fazer esse processo de desligar o forno, Não tem nada háver , Pode tirar com o forno ligado ele só não pode ficar na corrente de ar.

  2. Elis says

    ola, eu aprendi com um padeiro, assim que desligar o forno eu ja tiro e coloco encima de um pano molhado ele desgruda e sai inteirinho da forma sem quebrar ou grudar

  3. Para o bolo ficar bem fofo acrescento junto com o fermento em pó da receita,uma colher de chá de bicarbonato de sódio,fica ótimo,gostei muito das dicas,obrigada!

  4. Alita Maior says

    Oi! Com relação a dica de não esperar o palito.. e aqueles bolos que ficam meio “molhadinhos” no topo? Continuam saindo no dedo um tiquinho mas às vezes já estão bons.

  5. Oi Camila, imprimi suas 13 dicas e colei na geladeira. Mas há uma pergunta sem resposta. Se for copo, qual copo? americano (200ml) ou do tipo de requeijão de 250ml? Fico no aguardo. Obrigada

  6. Apolinária Nhanal says

    Gostei da dica, infelizmente quebrei as dicas de palito e peneiração! Contudo foi bom ler o blog

  7. MARIA GOMES says

    Dica: sempre peneirar as gemas. A película que envolve a gema deixa cheiro de ovo nos bolos. Ex.: Colocar a gema na peneira espetar ela e deixar que caia suavemente, sem mexer com a colher.

  8. MARIA GOMES says

    Dica II: Substituir parte da farinha de trigo da sua receita por fécula de batata ou maisena para deixar seu bolo leve.

  9. Ana Souto says

    Sobre a hora de tirar, uma boleira amiga minha me ensinou um segredo ma-ra-vi-lho-so: ela disse que quando ele começar a soltar um cheiro de queimado e a se soltar da forma ele está pronto (nessa fase ele está moreninho por fora e ótimo por dentro). Testei e foi tiro e queda! Dicas maravilhosas e precisas neste blog nota mil, amei!

Vou adorar saber a sua opinião. Deixe um comentário :)