13 Dicas para o Bolo Perfeito!!

Faz tempo que quero escrever esse post.

Sempre que faço receita de bolo, recebo muitas perguntas dos seguidores e relatos do tipo:

– Meu bolo solou!!

– Meu não fica tão fofo!! e por ai vai…

Acho que depois de ler esse post, muita coisa pode mudar na sua vida na cozinha! 😉

Desde pequeninha, cresci vendo minha mãe fazer bolos nos aniversários e festejos daqui de casa.

O que temos que ter muito claro é, qualidade é tudo na cozinha! Faz toda a diferença. O sabor, textura, maciez tudo interfere quando o produto é de qualidade. Então o chavão: O barato sai caro! É super pertinente na culinária! 🙂 Esse é um deles, vamos ver os outros. 😀

Quebre um ovo de cada vez na hora de fazer o bolo

Dê preferência aos ovos grandes!

Dicas infalíveis para assar o bolo perfeito:

  1. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Ovos, leite, manteiga.
  2. Antes de começar a produzir o bolo, faça o “mise en place”(termo em francês que consiste na etapa inicial do preparo. Melhor dizendo, separar todos os ingredientes, medidos, incluindo os utensílios). Dessa maneira, se faltar algum ingrediente, não corre o risco de ter que sair correndo para um supermercado no meio da execução de um bolo. O que seria um verdadeiro desastre! 😛
  3. Certifique-se das medidas! Se a receita falar em gramas, melhor ainda. Vale a pena investir na compra de uma balancinha. Hoje em dia uma dessas nas lojas de R$ 1,99 custam super baratas. Se for copo, qual copo? americano (200ml) ou do tipo de requeijão de 250ml?
  4. Peneire todos os ingredientes secos antes. Se der, faça isso 2 vezes.  Isso deixará os ingredientes secos, mais leve, aerado. A farinha absorve umidade, dessa forma, pode criar grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolvê-los.
  5. Preaqueça o forno e unte a forma antes de começar o preparo do bolo > O bolo não deve nunca ir no forno frio. Outro fato: deve ser colocado logo para assar, porque senão o fermento começará a agir. A temperatura do forno, normalmente é de 180ºC, a não ser que a receita mencione outra. Forno muito baixo, ou muito quente o bolo fica murchinho, murchinho.
  6. O fermento em pó deve ser guardado em local seco e arejado. Não deve ser guardado na geladeira. E deve ser colocado no final do preparo. Evite mexer muito, sempre de leve.
  7. Ovos!!! Dê preferência aos grandes, ou chamados tamanho Extra, Jumbo. Faz toda a diferença no bolo. Os ovos servem para estruturar o bolo, dar leveza e liga aos ingredientes. Um bolo sem ovos, fica liguento, sabe? Ah, (IMPORTANTE!) quebre um ovo de cada vez, e ponha um de cada vez na tigela. Se porventura um ovo estiver podre, você não perde todos os demais ingredientes.
  8. Não abra o forno nos primeiros 20 minutos. Se abrir, o calor vai se dissipar e o choque de temperatura deixará o bolo murcho, embatumado. Isso é crucial para o bolo!
  9. Bater a massa de leve > A de bolo com claras, deve ser batida bem leve para ficar aerada. Caso contrário, perderá sua leveza.
  10. Tamanho da forma > outro dia li isso e gostei d+! Tamanho da forma é que nem jeans! Tem que ser certinho! 🙂 Não preciso falar mais nada, né?
  11. Teste do palitinho pode? Não! 🙁 Pois é. Eu também só soube recentemente. É o seguinte, se espeta o palito, o gás de dentro da massa sai e o bolo afunda. O que deve fazer é com a ponta do dedos pressionar de leve o bolo, se o bolo voltar ao tamanho original de antes de espetar, está assado. Quando o bolo está cru, o dedo ficará com resquícios de bolo e ficará levemente afundado.
  12. Evite choques de temperatura. Não tire o bolo repentinamente do forno. Vou explicar: Desligou o forno, seu bolo está lindo! Não tire ele de vez de lá de dentro. Desligue o forno, deixe o forno aberto e o bolo uns minutinhos lá dentro. Se o bolo sofrer com a queda de temperatura (principalmente no inverno), o bolo pode murchar. Bancadas frias são o terror dos bolos!!! 😛
  13. Lembre-se: Cada forno é um forno! Depende de fabricante, de ajustes. Se a receita fala 40 minutos, não fique preso a isso! Fique de olho no seu bolo. 😉

Por enquanto é isso, se lembrar de outras dicas ou for descobrindo conforme minhas aventuras na cozinha vou adicionando aqui no blog.

A farinha pode ficar úmida, o que pode empelotar o bolo

Peneire os ingredientes secos

 

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

Beijinho.

Camila Masullo

 

 

17 Comments

  1. Sandra 07/07/2016
  2. Simome 30/07/2016
  3. Elis 17/08/2016
  4. Terezinha Linzmeyer 20/08/2016
  5. Maycon Bertucci 29/10/2016
  6. Alita Maior 05/11/2016
  7. Aurea 16/12/2016
  8. Apolinária Nhanal 24/12/2016
  9. MARIA GOMES 13/03/2017
  10. MARIA GOMES 13/03/2017
  11. Ana Souto 07/04/2017
  12. Memories 17/08/2017
  13. Vivian Dias 24/02/2018
  14. Vivian Dias 24/02/2018
  15. Andressa Aparecida 05/04/2021
  16. Ar.canjo 30/05/2022

Leave a Reply